top of page
Buscar

1.Utilização Modelo de Mudança Constelado

Atualizado: 19 de mai. de 2020

O cliente M. me procurou pois estava buscando uma solução para finalizar um projeto, mas não estava conseguindo. Durante a primeira sessão conversamos bastante e eu deixei o M bem avontade em falar sobre ele mesmo, seu trabalho e o projeto. Na segunda sessão eu resolvi combinar o modelo de mudança clássico com a abordagem sistêmica e a linguagem de constelações, pois é possível acessar soluções de uma forma simples, lúdica e poderosa.


Desde um ponto inicial de trabalho, pedi M identificar o projeto que quer alcançar, porem esta tendo dificuldades. M escolheu uma peça representando o projeto e convidei ele de posicionar esta peça no espaço do trabalho (que eu chamo de campo). E depois convidei ele em entrar no campo e perguntei como M estava se sentindo olhando para o projeto a ser realizado (scala de 0 a 10) neste Estado Atual. Em seguido, convidei o M de sair do campo (distanciar). Depois convidei o M de “visitar” o projeto, para verificar como o projeto se sente, o que o projeto fala e sente, no sentido de poder estabelecer qual é o relacionamento entre M e o projeto. Saindo do campo, refletimos sobre o que esta presente (o que esta faltando), e qual seria um recurso que facilitaria a realização do projeto? M encontrou no seu presente/passado quando teve esse recurso e escolheu uma representação simbólica e convidei o M de posicionar este recurso no campo, de acordo com o que fez sentido para ele.


Consegui registrar uma mudança no M (obs: o recurso era: permissão... para finalizar o projeto ele precisava dedicar mais tempo no trabalho e as vezes nos fins de semana, e o que faltava era a permissão da família para que M de fato pudesse se dedicar por mais tempo até finalizar o projeto). Dentro de campo o M reorganizou a representação do projeto e o recurso (alinhado e mais próximo). Saindo do campo e olhando para o projeto e o recurso. M relatou que estava se sentindo bem, animado e na escala estava 10. Ele não tinha percebido que o recurso que precisava era permissão.





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page