top of page
Buscar
  • Foto do escritorPieter Kommerij

Juiz ou apenas observardor?

Nos meus dias(anos) como executivo de uma grande multinacional, com ritmo acelerado de trabalho, viagens de negócios, reuniões, metas... (ah..as metas...), enfim... na confusão de adrenalina, corrida contra o tempo (besteira) eu era como tudo mundo: sem tempo para perder, e sempre uma opinião(julgamento) pronto sobre tudo e de todos: nem precisava ter todos os informações... já deduzia: o Fulano não esta pensando, diz uma coisa mas faz outra....Empresa XYZ perdeu o rumo (... termo bem adequado)... ou... concorrente ABC esta errando nos cálculos... Como Juiz já pronto com o veredito.

Depois anos vivendo a bordo do barco, mais próximo da natureza: mar, vento, sol, lua e as estrelas comecei ver que as coisas são um pouco diferentes... Quem sou eu para julgar? Não tenho todas informações, não é mesmo...

Era muito comum que numa ancoragem, vários barcos juntos... e durante um happy hour a bordo, um comandante de um veleiro diz que vai zarpar cedo de manhã em direção de tal lugar....ok no dia seguinte, nos também zarpando, observamos que este barco esta indo num rumo quase oposto... Nos velhos tempos eu ia falar/achar o comandante daquele barco um homem de pouco palavra.. pois não esta seguindo o plano (dele).. agora não:.. agora somente observa e penso: será que está tudo bem a bordo?.. Qual será a razão da mudança? Como eu não estou a bordo daquele barco, não vou saber os detalhes que fizeram o comandante mudar de rumo.... E hoje em dia vejo assim: como tudo mundo é comandante do seu próprio barco... não posso ser Juiz.. e sim apenas observar... Não estou no barco do outro, logo não conheço as detalhes, as razoes, o clima a bordo... Caso o comandante do outro barco me chama pelo radio e pede uma opinião... posso ate falar que penso, mas sempre lembrando: Eu não estou no barco do outro... tem situações e detalhes desconhecidos de mais para poder formar uma opinião equilibrada.

Te convido em refletir sobre isto: quantos vezes você reage como Juiz, em vez de observador?

Respeito e Gratidão, via dupla.

Saudações

Pieter


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page