top of page
Buscar
  • Foto do escritorPieter Kommerij

Navegar (o seu negócio) na época de Corona vírus

Este momento que estamos todos passando, precisamos de manter a calma, ter bom senso e mostrar inteligência.

É fácil de entender de que qualquer pessoa no mundo de negócios tem dificuldades em dormir a noite, pois a montanha na sua frente, aparece crescer todos os dias, e já esta em proporções quase catastróficas.


Vamos com calma, e com a experiencia de velejador oceânica, vamos procurar umas saídas, alternativas e/ou novos estratégicas.

Veja:


Estamos num barco a vela (a sua empresa/seu negócio) no meio de oceano, e não somente via os últimos previsões de tempo, mas também no visual, da para ver um grande distúrbio meteorológica no horizonte... Céu escuro, e raios. Você, como comandante do barco sabe que a coisa vai ficar feio, muito feio... Ventos fortes, chuvas, granizo, ondas altas e desencontrados, e que eh pior, sem saber por quanto tempo isto todo vai ficar assim. Ações básicos deverão ser tomadas:


  • Segurança da tripulação (funcionários): Formar turmas e visando tempo mínimo necessário la fora no convés do barco.

  • Preparar o barco: tirar todo que esta solto, ou amarar bem, adequar as velas (tamanho) para o mínimo necessário

  • Preparar comidas/sopas quentes enquanto da tempo.

  • Fazer restrição alimentar (otimizar os recursos; alias neste momento de tempestade chegando, eh o melhor momento de pensar nisso: otimizar os recursos).


Em geral: preparar para o pior, e esperar o melhor.


O que da para fazer mais: saber;/verificar o rumo. Comunicar bem com a tripulação.

Pedir resgate ao guarda costeira (governo estadual) ainda não eh um opção... pois ate agora o barco esta flutuando e indo no rumo. Pedir resgate so faz sentido quando: o estado físico/estrutura de barco esta comprometido de tal maneira que não tem mais volta, água entrando, e ameaçando vidas.


Questões que o comandante tem que verificar:

  • Qual/quais são os pontos fracos na estrutura do barco? Caso terá problemas: planos emergenciais estão ok? Qual equipe vai tomar conta disto?

  • Como não tem porto seguro perto, lembra, vocês estão num barco no meio de oceano, tentar chegar (de volta) num porto seguro, muito provável não eh uma opção viável (vai demorar chegar e no momento que a tempestade vai passar, vocês estarão bem mais distante do seu waypoint (comparado com outros barcos (leia se concorrência). Que tal usar a sua inteligência e experiencia: colocar o barco aquartelado (posição dinâmica de vela e leme de tal maneira que o barco fica praticamente estacionário no lugar, somente sentindo subir e descer com as ondas; assim criando um lugar seguro e relativamente confortável para a tripulação.

  • A questão eh de sobrevivência e manter o barco nas melhores condições (e consequentemente a tripulação unido, com moral e se comunicando bem).

  • Verificar que os melhores talentos da tripulação estão trabalhando nos lugares adequados (pensa que quando esta tudo tranquilo durante uma viagem, o comandante nem vai perceber que o ajudante do timoneiro na real eh um eletricista de mão cheia, ou que mecânico atual, fala 4 línguas fluentes e poderia melhor trabalhar nos equipamentos de comunicação. Quando esta indo tudo bem, o comandante pode ser dar (e tem dado) o luxo de aplicar os recursos(tanto humano como de hardware) nem sempre de melhor maneira possível. Num momento de crise, eh o melhor momento de verificar e otimizar tudo isto. Vocês vão passar este tempestade e então imagine como o barco vai andar em condições normais com todos os recursos no lugar certo.


Sobre comunicação: o comandante tem que comunicar/explicar bem a situação atual, e o que vocês vão enfrentar. De novo, como estão no meio de oceano... a tripulação não tem como abandonar o barco (= morte súbita) nem o comandante tem como fazer isto, jogar tripulantes na água. Isto eh ilegal e imoral. Agora todos tem que entender que o barco esta passando por uma tempestade, e que por isso certos regalias (mimos, salários) vão também ficar, temporariamente em lock down). Todos estão e continuarão no mesmo barco. Comida e água racionado, pouco descanso, perigo constante.. enfim nada agradável. O comandante, o líder, tem que se preocupar em manter o moral da tripulação...

O comandante poderia ainda pensar num alternativo: mudar o rumo do barco de tal maneira que a influência das intemperes será melhor controlável. Isto significa que depois a tempestade vai tem que reajustar o rumo novamente, mas vai ter o barco sem danos. (Pensa: sera que a sua empresa poderia fazer/produzir/oferecer: produtos ou serviços alternativos, sem fazer investimentos adicionais, com os mesmos funcionários? Tem que ser criativo.

Durante a tempestade: o comandante, no ativo, no leme , de olho no barco, os detalhes são para as turmas.

Em resumo:

  • Mau tempo chegando/ Crise de corona vírus chegando.

  • Objetivo: manter o barco flutuando e quem sabe fazer um certo avanço em direção do waypoint/ manter a empresa funcionando, quem sabe conseguir cobrir os custos

  • Verificar que os melhores recursos(humanos e hardware) estão aplicado no lugar certo/ na realidade idem: fazer urgente um raio x junto ao seu RH para relocar pessoas nos lugares certas/ótimas

  • Organizar bem o barco/Neste momento de crise, conter gastos, cortar gordura, melhorar eficiência, Home office para alguns setores... por que não?

  • Comunicação: o comandante tem que explicar a situação real, o que vai acontecer e que ele espera da tripulação / Idem para sua empresa.


Como podemos imaginar: uma tempestade no alto mar, em algum momento passa..... O comandante e tripulação saiam vitorioso com o mínimo de danos no barco continuando a travessia em direção do waypoint pre estabelecido. Agora o comandante que não preparou o barco, que não se comunicou com a tripulação, que não tomou os mínimos cuidados: vai ter problemas graves com a estrutura física do barco, com uma tripulação desmotivado e muito provável vai tem que chamar a guarda costeira para um resgate.... E sabe se este guarda costeira somente resgate vidas, o barco.... bom o barco vai para o fundo do oceano.

Caso precisa verificar quais atitudes tomar, quais decisões a tomar, entre em contato, e podemos juntos alinhar a bussolo em tempos de tempestade.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page