top of page
Buscar
  • Foto do escritorPieter Kommerij

Voce: Esta focado no Problema ou na Solucao?

Sem exceção, todos nós, durante nossa travessia, vamos passar por momentos de ventos ruim, contra, ondas grandes e avarias diversas. Tem pessoas que são Ph.D. em focar no problema: se vitimizando, se lamentando, chorando juntos com os outros, atrapalhando a vida deles e também dos outros. Tem outras pessoas que, quase automática, focam na solução: executar plano B, verificar quais alternativas, diminuir o tamanho do problema, colocar as (novas) prioridades em ordem.

Percebe que você é que decide como encarar um desafio: focar no Problema, ou focar na Solução?

Durante a travessia de Haiti para Republica Dominicana, sofremos uma avaria das grandes no barco: o comandante (eu) cheio de razão e confiante, no meio da noite (sempre), fez, uma manobra um tanto complicada com resultado que uma das velas (a genoa) rasgo, parecia fiapos de papel picotado... Aprendi focar na Solução: Plano B, só usando a vela Grande e os motores, nós íamos chegar no destino só que ia demorar um pouco mais. Solução final pratica: encomendar vela nova.

Imagine ficar focando no problema: sem vela Genoa não tem como velejar com vento forte quase contra, tentar consertar a vela (tecnicamente impossível), lamentação e inercia total... todo ficaria mais difícil.

Convido você em refletir sobre isto: você está sempre focado no problema ou focada na solução?

Boa semana

Pieter

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page